sábado, 30 de abril de 2011

Civilização Bizantina

O Império Romano era dividido em duas partes:Ocidental e Oriental.A parte Oriental (Império Bizantino) continuou firme por mais tempo que a parte Ocidental.
A política bizantina era formada por um imperador, esse mesmo e sua família comandavam, e a base era a religião( monarquia despótica e teocrática).O imperador bizantino participava frequentemente nos assuntos da Igreja, essa influência do imperador na religião era denominada Cesaropapismo , ele era considerado um representante divino na Terra.
A Idade de Ouro foi o auge da monarquia bizantina, período em que o imperador era Justiniano, e esse imperador buscava a restauração do antigo Império Romano.Para isso, Justiniano organizou um forte exército e reconquistou alguns territórios romanos no Ocidente.
Em Bizâncio, a religião era completamente formada pelo Catolicismo, e a religião era a principal fonte de cultura da população.Houveram muitas divergências na religião da sociedade, e alguns comportamentos eram considerados heréticos(pecados) pela Igreja.Encontravam-se entre as principais heresias ditas pela Igreja o monofisismo e a iconoclastia.
O monofisismo dizia que Cristo não poderia possuir forma física, e apenas forma divina, e a iconoclastia dizia que os cristãos não deveriam adorar a imagens santificadas.Outra grande divergência religiosa encontrava-se entre o Patriarca e o Papa, fato que culminou no Cisma do Oriente.Esse fato histórico consistiu na separação da Igreja católica em duas partes: A Igreja Católica Apostólica Romana(características: sua sede era em Roma, os cultos eram realizados em latim e seu chefe era o Papa) e a Igreja Ortodoxa Grega(características: sua sede era em Constantinopla, adotou-se o grego para a realização dos cultos e seu chefe era o Patriarca ou Bispo).
A arte no Império Bizantino possuia uma grande inspiração religiosa.Um grande exemplo disto foi a construção da igreja de Santa Sofia.
O imperador Justiniano possui mais uma importante realização, a obra Corpus Juris Civilis, que era dividida em quatro partes: o Codex, o Digesto, as Institutas e as Novelas.
Codex: possuia todas as leis romanas até o imperador Justiniano;
Digesto: apresentava uma síntese dos julgamentos mais importantes da época;
Institutas: era um manual sobre o estudo de direito;
Novelas: eram as novas leis elaboradas por Justiniano.

Postado por: Lucas Balan Sossai Nº 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário