sábado, 7 de maio de 2011

Civilização Árabe - Politeísmo e Monoteísmo

O povoamento da Península Arábica se deu pelo acúmulo de grupos nômades em busca de comércio , denominados Beduínos. Na religião dos beduínos predominava o politeísmo (várias divindades), onde cada tribo cultuava sua divindade.A esse período foi dada a denominação Arábia pré-islâmica, pois foi anterior ao surgimento do islamismo.
Com a finalidade de cultuar a seus deuses, os beduínos iam até a cidade de Meca, que era o centro religioso e também centro comercial do povo da Arábia, onde depositavam suas imagens de crenças em um local chamado Caaba, chamada também de a Pedra Negra.
Os caraixitas eram os guardiões desse templo e tinham o privilégio de controlar os acordos comerciais no local e estavam interessados em preservar o politeísmo em Meca.
O profeta Maomé afirmou que foi alvo de visões que lhe proporcionou um amplo conhecimento de cultos monoteístas.Com esses conhecimentos Maomé se revelou profeta de um único Deus, Alá. Então esse profeta iniciou pregações com base no islã.Ele foi até Meca para pregar esse sistema religioso, mas além de encontrar uma forte resistência sofreu uma forte perseguição, que fez com que ele fosse retirado da cidade.Com a forte resistência em Meca, Maomé fugiu pra a cidade de Yatreb, onde tornou-se a salvação.Em homenagem ao profeta, trocou-se o nome da cidade para Madina, que significa a A cidade do profeta.Esse processo de fuga do profeta Maomé de Meca para Yatreb ficou conhecido como Hégira e também foi o marco do início do calendário islâmico.
Após anos de pregação do monoteísmo em Medina, Maomé voltou a Meca e conseguiu difundir os princípios islâmicos na cidade vencendo aquela resistência imposta pelos caraixitas.Então iniciou um processo de destruição das imagens idolatradas no antigo culto politeísta, porém houve a preservação da Caaba e proclamou que Meca seria a cidade sagrada e capital da religião muçulmana (dos seguidores islâmicos).Observe a imagem abaixo demonstrando o culto na Caaba:

As doutrinas do islamismo estavam em um livro sagrado chamado Alcorão ou Corão.Nele estavam contidos os ensinamentos, texto sobre a regulamentação da sociedade e das atividades relativas a economia.

Os cinco preceitos básicos eram a Oração, a Ablução, o Jejum, a Caridade e a Peregrinação.A eles também não eram permitidos a ingestão de bebidas fermentadas e carne de porco, além da proibição de jogos de azar.No islamismo é evitado o trabalho de sexta-feira, dia considerado sagrado.Porém aos homens era permitido a prática da Poligamia, ou seja, possuir mais de uma esposa, mas apenas e exclusivamente aos homens.As mulheres utilizam um lenço cobrindo todo o rosto e também roupas muito discretas e não reveladoras, como mostra a imagem a seguir:

Maomé também possibilitou a formação de um estado único e centralizado, unindo as tribos arábicas.Após a morte de Maomé surgiram os sucessores imediatos do profeta, chamados de Califas.O primeiro foi Abú-Béquer, que deu início ao expansionismo territorial.Seu sucessor foi Omar, que continuou esse expansionismo.
A motivação desse expansionismo foram as possibilidades de adquirir terras férteis e de acumular riquezas, além do interesse em dominar o comércio no Mar Mediterrâneo.Eles tinham interesse em propagar a fé islâmica, convertendo infiéis e eles também entregavam-se as guerras, e seguiam o preceito de que quem morresse lutando pela religião seriam recompensados com o paraíso.
Os muçulmanos em seu projeto expansionista realizou a construção do conceito de Guerra Santa, com base na expressão Jihad. A palavra Jihad significa esforço ou luta, seja para obter, seja para proteger algo importante e que diga respeito à vida humana.


OBS: Continuação do conteúdo nas próximas aulas.
© 2011 - 2011. Todos os direitos reservados a everybodyhateshistory.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário