sábado, 30 de abril de 2011

Império Bizantino

Civilização Bizantina
No final do século IV, preocupado com as invasões bárbaras, o imperador Teodósio dividiu o Império Romano em dois: porção ocidental, onde a capital era Roma e a porção oriental (Império Bizantino), onde a capital era Constantinopla.
Constantinopla era localizada em um local estratégico tanto para se defender de ataques militares, quanto para o desenvolvimento econômico.
Política Bizantina
A política Bizantina consistia na Teocracia e na monarquia despótica. O governo interferia até na forma de produção da época.
Nos governos Teocráticos não há distinção entre igreja e estado, era uma representação, onde o monarca Bizantino era considerado como um vice-deus.
Uma prática muito comum  também na época era o Cesaropapismo  (interferência do estado na Igreja)  
O período denominado Idade de Ouro  foi marcado pela ascensão de Constantinopla (economicamente falando) , sob o governo de Justiniano .
Justiniano  organizou um exército que,sob o comando do general Belisário,reconquistou alguns territórios.
RELIGIÃO
Igreja de Santa Sofia(Hagia Sofia) , Istambul, Turquia

Ao conceber o imperador como um legitimo representante de Deus  ,os Bizantinos expressaram sua intensa religiosidade,comprovando que a religião ocupou um papel central na cultura e na mentalidade da sociedade Bizantina.Conflitos foram gerados em função de comportamentos considerados heréticos pela Igreja Bizantina.
Entre as principais heresias difundidas em Bizâncio, estavam o monofisismo e a iconoclastia.
A difusão dessas idéias somada a outras divergências religiosas,especialmente aquelas estabelecidas entre o patriarca-chefe da Igreja Bizantina - e o Papa-  comandante da Igreja Romana,culminaram com o Cisma do Oriente.
O Cisma do Oriente consistiu na separação das Igrejas grega e latina. Que se separou em Igreja Católica Apostólica Romana e Igreja Ortodoxa Grega.
Legado Bizantino
Além das artes sacras, o legado cultural bizantino é sempre lembrado quando o assunto é o Direito Romano. O imperador Justiniano se notabilizou historicamente pela sua mais importante realização: a obra denominada Corpus Juris Civilis, composta de quatro partes : o Codex, o Digesto, as Institutas e as Novelas.
Codex: possuía todas as leis romanas até o imperador Justiniano;
Digesto: apresentava uma síntese dos julgamentos mais importantes da época;
Institutas: era um manual sobre o estudo de direito;
Novelas: eram as novas leis elaboradas por Justiniano.


      © 2011 - 2011. Todos os direitos reservados a everybodyhateshistory.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário